O mulching é um recurso empregado de forma ampla em diversos cultivos, sabia? Isso porque esse tipo de lona traz resultados superiores às colheitas. Com o mulching preto e branco, é possível reduzir o aquecimento do material quando exposto ao sol, evitando a queimação de folhas e o cozimento do fruto.
O uso do mulching consiste na complicação do filme na superfície do solo, criando uma barreira física à transferência de calor e vapor d’água entre o solo e a atmosfera. Com isso, há maior controle da temperatura e resultados muito melhores nos cultivos.
Quer saber as vantagens de se utilizar o mulching preto e branco? Veja, a seguir, tudo sobre esse tipo de mulching!
Benefícios do uso de mulching preto e branco
O mulching preto e branco traz muitas vantagens para cultivos diversos. Entretanto, o principal benefício é o baixo aquecimento do material quando exposto ao sol, evitando a queimação de folhas e o possível cozimento do fruto.
Isso acontece porque, quanto mais refletida for a luz solar, maior a intensidade de luz na planta, fazendo com que ela realize mais fotossíntese no decorrer do dia, aumente seu metabolismo e permita que o fruto cresça mais.
Os principais benefícios da utilização do mulching na plantação incluem:
Combate e prevenção de ervas daninhas;
Controle do microclima;
Redução da perda de água do solo;
Diminuição de pragas e infestações;
Proteção do solo contra geadas e outros agentes climáticos;
Proteção de contato dos frutos diretamente com o solo;
Manutenção de nutrientes.
O mulching preto e branco é visto como a segurança geração do mulching. Isso porque, como já dissemos acima, ele traz melhorias na dispersão de luz devido à sua alta refletividade.
Sua baixa absorção resulta em menor transmissão de calor para o solo, tendo um controle maior da temperatura.
Por que usar o mulching preto e branco em plantações
O combate e a prevenção de ervas daninhas, além do controle do micro clima, são alguns dos benefícios do uso do mulching preto e branco na plantação.
Além disso, seu uso é indicado porque ele colabora com a redução da perda de água do solo, diminuição de pragas e infestações diversas, proteção do solo contra geadas e outros agentes climáticos, proteção de contato dos frutos direto com o solo e manutenção de nutrientes.
Alguns exemplos de cultivos propícios à utilização do mulching como agente de melhoria nos resultados são:
- Morango
- Melão
- Tomate
- Abacaxi
- Uva
- Berinjela
- Pepino
- Alface
- Pimentão
- Palmeira ornamental
- Tomate cereja